Voltar   Forum Outer Space - O único com Emotikongs > Jogos > Retrospace

Resposta

Ferramentas de Tópicos Modos de Exibição

Especial Hudson Soft (Parabéns!)
Velho 17/05/2009, 17:00   #1
dinger
Ser evoluído

dinger is Offline
Data Ingresso: Jun 2003
Padrão Especial Hudson Soft (Parabéns!)

Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

Especial Hudson Soft

Parabéns Hudson!

Para quem não sabe, esta tradicional soft japonesa está completando 36 anos de idade nesta segunda-feira e como forma de comemorar a data, resolvi escrever aqui um pouco da história desta importante softhouse, que lançou jogos para praticamente todos os consoles existentes até hoje. Fundada em 18/05/1973 pelos irmãos Yuji e Hiroshi Kudo, na cidade de Sapporo (Japão), com o nome Hudson Soft Ltd., a empresa desenvolvia produtos para computadores pessoais, e a partir de 1978 passou a desenvolver e publicar jogos eletrônicos.

No início dos anos 80, os irmãos Kudo resolveram apostar no Famicom, um videogame lançado pela Nintendo no Japão e que possuía um conceito bastante inovador para a época. Assim, a Hudson foi uma das primeiras thirdies a apoiar o 8-bits da Nintendo, o que se mostrou uma decisão bastante acertada, pois seu primeiro jogo para o console, o clássico Lode Runner, vendeu 1,2 milhão de cópias, sendo seguido por vários jogos de sucesso da empresa. Desta forma, continuou-se o desenvolvimento de jogos para o Famicom, bem como para outras plataformas da época, como o MSX e Zx Spectrum, além da companhia passar a se denominar Hudson Soft Co., Ltd, tudo isso durante o ano de 1984. Em dezembro de 1985, foi lançado o primeiro título da franquia Bomberman para o Famicom, que é até hoje um dos maiores hits da empresa.

O Bomberman versão MSX tinha um aspecto bem diferente.

Bomberman...

... e Lode Runner para Famicom. Alguma semelhança?

Mas além de desenvolver games, a companhia também ficou famosa graças a sua divisão de hardware. Em 1987, ela lançou um chip chamado C62 System, considerado bem avançado então, e o licenciou para a NEC utilizá-lo em seu potente videogame, o PC Engine. Além disso, a Hudson também é responsável pelo HuCard, que é a mídia utilizada pelos games do sistema, e que se assemelha a um cartão de memória, algo único nos anos 80. A companhia também criou o primeiro drive de cd-rom usado em videogames, que trabalha em conjunto com seu chip. Vale ressaltar também que, mais recentemente, ela participou do desenvolvimento do sistema do Game Cube.

PC Engine...

... e a sua mída, o HuCard.

Embora o PC Engine tenha feito menos sucesso do que seus concorrentes diretos (Mega Drive e Super Nintendo), as franquias da Hudson tiveram um papel muito importante e foram muito populares durante a saudosa guerra dos 16-bits e também durante os 32-bits. Além dos seus carros-chefes, as franquias Bomberman e Momotaro Dentetsu (que venderam 10 milhões de cópias em suas carreiras), outras séries clássicas e que marcaram época foram Bonk’s Adventure, Adventure Island, Bloody Roar e Y’s (este último teve alguns títulos produzidos e outros apenas publicados pela Hudson), dentre outros títulos. Além disso, vale destacar que a Hudson é responsável pelo desenvolvimento da popular série de tabuleiro da Nintendo, Mario Party, que vem sendo lançada para todos os videogames da big N, desde o Nintendo 64.

Bonk's Adventure e Adventure Island.

A partir do ano 2000, a empresa passou a disponibilizar suas ações na bolsa de valores, o que levou a Konami a comprar suas ações, até que em 2003, a Konami Corporation se tornou a maior acionista da Hudson, com 53,99% de suas ações. Ainda assim, a Hudson continua a publicar seus próprios jogos.

Atualmente, além de desenvolver e publicar seus games nos consoles e portáteis, a empresa investe bastante, também, no mercado de jogos para celulares e iPhone/iPod, que está mais lucrativo a cada dia. Seu lançamento mais recente para o gadget da Apple é uma nova versão do clássico Lode Runner.

Lode Runner em sua recente versão para iPod.

Fontes:

Site oficial da Hudson (em inglês)
Wikipedia

Última edição por dinger : 17/05/2009 às 17:06.
  Responder Com Citação

Velho 17/05/2009, 20:22   #2
Jack T
Bam-bam-bam

Jack T is Offline
Data Ingresso: Mar 2007
Mandar mensagem por MSN a Jack T
Padrão

A Hudson parece ser expert em fazer jogos viciantes.
Tanto Bomberman quanto Lode Runner, se jogados em turma, proporcionam muita diversão com uma mecânica simples de jogo, onde qualquer um pode pegar um controle e sair jogando.
Parabéns à Hudson e que ela continue oferecendo o que tem de melhor.
Parabéns pelo tópico também, Dinger.

Terminados:
• Resident Evil 5 (X360)
• Dead Space (X360)
• Prince of Persia: The Forgotten Sands (X360)

Powered by:
Xbox 360 Elite / PS2 / Saturn / LED Philips 32' Full HD

Visitem: SHUGAMES!
  Responder Com Citação

Velho 17/05/2009, 21:07   #3
Sonymaster
Ser evoluído

Sonymaster is Offline
Data Ingresso: Dec 2002
Padrão

Hudson é muito boa, adoro o Bomberman e quem n gosta n é? bom topico dinger.

Twitter: @SonyMonterazo

-----------------------------------------------------------------------
  Responder Com Citação

Velho 17/05/2009, 21:35   #4
Vaynard
Bam-bam-bam

Vaynard is Online
Data Ingresso: Mar 2007
Mandar mensagem por MSN a Vaynard
Padrão

Eu gosto muito de Bomberman, mas tira Bomberman e Mario Party a Hudson acaba. Ultimamente nem um nem outro estão prestando, foda que mesmo assim continuam vendendo muito...
  Responder Com Citação

Velho 17/05/2009, 23:14   #5
Wein
Bam-bam-bam

Wein is Offline
Data Ingresso: Aug 2007
Mandar mensagem por MSN a Wein
Padrão

Bomberman sinceramente eu só curto até o de Saturn, depois caiu muito de qualidade...

Tópico Oficial de RPG's- Comente o que esta jogando aqui!

<a href=http://sc2sig.com/s/us/652081-1.png?1282683746 target=_blank>http://sc2sig.com/s/us/652081-1.png?1282683746</a>

Responder Com Citação

Velho 18/05/2009, 01:05   #6
Riveler
Monstro do pântano

Riveler is Offline
Data Ingresso: Sep 2006
Padrão

Hudson...

Tem um jogo chamado Willy Wombat pro Saturn que é muito legal.
No Dreamcast ela lançou um RPG de ação chamado Elemental Gimminck Gear que é bem divertido e o superdivertido (quando o tinha suporte online) Bomberman Online. Era legal ter 8 pessoas numa quadra cada um tentando explodir o outro.

Fora isso, não conheço quase nada da empresa. mas esse símbolo da abelhinha é um classíco.
  Responder Com Citação

Velho 18/05/2009, 01:21   #7
B - Mark
Ser evoluído

B - Mark is Offline
Data Ingresso: Mar 2006
Padrão

Muito bom tópico e parabéns à Hudson pelo seu aniversário e que tenha muitos anos de vida.

Gosto muito dos jogos da empresa, especialmente Star Soldier, Bomberman, Bonk e Adventure Island.

A empresa também fez um bom trabalho no PC Engine lançando vários jogos de qualidade como Sapphire e também reprogramando jogos de outras empresas para o console da NEC como Ninja Gaiden e os jogos da SNK como Fatal Fury Special.

Vida longa à Hudson.

B - Mark´s Game House

Fotos da minha coleção ( Última atualização: 23 / 11 / 2007 )

B - Mark IGN Game List

Minha lista de games no IGN
  Responder Com Citação

Velho 18/05/2009, 14:47   #8
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Data Ingresso: Jun 2003
Padrão

Ótimo tópico !

Conheci os jogos da Hudson através do MSX. Me lembro de cara do ótimo shooter Star Soldier.

Ultimamente tenho jogado muitos jogos dela por conta da emulação de PC Engine. É uma das softhouses com mais jogos (e bons jogos) para este console.

Responder Com Citação

Velho 18/05/2009, 20:06   #9
Nego_Brown___
Supra-sumo

Nego_Brown___ is Offline
Data Ingresso: Aug 2004
Mandar mensagem por MSN a Nego_Brown___
Padrão

Isso aí tá mais pra Bomber-Chico Bento.

"Minha situação está tão ruim que, comparada a ela, meus piores pesadelos são sonhos eróticos"
  Responder Com Citação

Velho 19/05/2009, 00:58   #10
Grose
Ser evoluído

Grose is Offline
Data Ingresso: Oct 2008
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por B - Mark Ver Post

Gosto muito dos jogos da empresa, especialmente Star Soldier, Bomberman, Bonk e Adventure Island.
Quando falamos de Hudson esses nomes vem a mente quase que de imediato hiha! , e são suficientes e excelentes , mas ela tem muitos outros títulos bacanas , pena que restritos apenas ao oriente.

Citar:
Postado Originalmente por Riveler Ver Post
No Dreamcast ela lançou um RPG de ação chamado Elemental Gimminck Gear que é bem divertido e o superdivertido (quando o tinha suporte online) Bomberman Online. Era legal ter 8 pessoas numa quadra cada um tentando explodir o outro.
EGG é realmente bom pra caramba ! mas creio que não seja da Hudson , dela de lembrança temos Rune Jade para o Dreamcast , que também é bem legal.

Atualmente ela também tem o decente Deca Sports para Wii e outros diversos Puzzles japoneses , estava previsto um Survival Horror também que nem me recordo o nome ... e por fim a saga Tengai Makyou que não sei a quantas anda hoje em dia. Isso é tudo que sei ou acho que sei sobre a Hudson hiha!

Parabéns !

Responder Com Citação

Velho 19/05/2009, 02:56   #11
Kobayashi
Supra-sumo

Kobayashi is Offline
Data Ingresso: May 2005
Padrão

Ótimo tópico ! Parabéns ao autor do tópico e a aniversariante.

Curto muito os games da Hudson. Sem falar que Bomberman é uma de minhas séries favoritas ever.

Atualmente, tenho 5 games da Hudson no Virtual Console (1 no WiiWare) aos quais recomendo. Fiz vídeos do gameplay de 4 deles, faltou apenas eu fazer o vídeo do Bomberman´94. Eis os games:

Gate of Thunder
(desenvolvido pela Red em conjunto com a Hudson) para o Turbo-Duo (PC Engine/TG-16 com drive de CD rom):

Soldier Blade (o terceiro episódio da série Star Soldier)

Bomberman´93:

Bomberman Blast:

Última edição por Kobayashi : 19/05/2009 às 03:07.
  Responder Com Citação

Velho 19/05/2009, 04:51   #12
-=[The Funto]=-
Supra-sumo

-=[The Funto]=- is Offline
Data Ingresso: Dec 2006
Mandar mensagem por ICQ a -=[The Funto]=- Mandar mensagem por AIM a -=[The Funto]=- Mandar mensagem por MSN a -=[The Funto]=- Mandar mensagem por Yahoo a -=[The Funto]=- Mandar mensagem por Skype™ a -=[The Funto]=-
Padrão

Bomberman é um dos melhores multiplayers de todos os tempos
Última edição por THE_PLAYER : Hoje às 01:16.
  Responder Com Citação

Velho 19/05/2009, 14:58   #13
Sonymaster
Ser evoluído

Sonymaster is Offline
Data Ingresso: Dec 2002
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por -=[The Funto]=- Ver Post
Bomberman é um dos melhores multiplayers de todos os tempos

Assino em baixo.

Twitter: @SonyMonterazo