Voltar   Forum Outer Space - O único com Emotikongs > Jogos > CONSOLES - Discussão geral

Resposta

Ferramentas de Tópicos Modos de Exibição

Tópico definitivo sobre vídeo componente x composto [pesado]
Velho 07/08/2006, 09:22   #1
Guest

is
Padrão Tópico definitivo sobre vídeo componente x composto [pesado]

Pessoal, sobre esse assunto não tem o que falar muito, mas sim mostrar imagens que comprovam se realmente vale a pena ou não a compra do cabo de vídeo componente para utilização no PlayStation 2 ou qualquer outro console.
Procurei reunir via busca no Fórum as principais dúvidas sobre este assunto, além das minhas mesmo que acabei aprendendo enquanto estava estudando a possibilidade da compra da TV e do cabo... segue perguntas e respostas: (IMAGENS ABAIXO)

Em primeiro lugar, verifique se a sua TV possui a conexão!!!
Como verificar? Pelo manual, ou na parte onde tem as entradas de áudio e vídeo verifique se tem uma entrada como esta:

by "Eh nozes"

Perguntas e respostas:

O cabo de vídeo componente melhora mesmo a imagem?
Veja os exemplos abaixo e constate você mesmo.

Original x genérico???
Todas as imagens que vocês vão ver neste tópico foram tiradas utilizando um cabo de vídeo componente do PlayStation 2 que nem sei a marca. Ponta prata... nada de banhado a ouro... para a utilização em PS2 acredito que isso é bobagem. Muitos tópicos com esse tipo de dúvida, muitas pessoas respondem que não viram diferença em tre o original e o genérico.

Som x video componente
O sinal de áudio do PS2 é separado do vídeo, portanto você pode tranquilamente usar qualquer tipo de cabo de vídeo (composto, S-Video ou componente) e ligar o audio pelo cabo RCA normal (que tem junto nas 3 últimas opções), ou então utilizar a saída optica para ligar em um Home Theater por exemplo.

Qual é o melhor tipo de cabo?
Resposta curta e grossa, do pior ao melhor:
Video composto (RCA) < S-Video < Vídeo componente

O que é Progressive Scan?
Boa leitura! -> http://www.fazendovideo.com.br/vtart_005.htm
Resumindo, para cada imagem gerada pelo PS2 em progressive (480p) é exibida na tela apenas uma vez a imagem, e entrelaçado (480i) são exibidas 2 telas, a primeira exibe as linhas pares e a segunda as linhas ímpares.

considerações sobre o tamanho da TV
A resolução máxima do PS2 é de 480 linhas na vertical... isso significa que, quanto maior a TV, maiores serão os pontos para montar a imagem, e quanto maior o tamanho dos pontos, mais fácil você vai perceber o serrilhado... ou seja, o mesmo jogo, em uma TV 29" com cabo de vídeo componente (sem progressive scan), em uma TV de 21" terá uma resolução melhor, a tela mais limpa

Precisa alguma configuração no Play para ativar o video componente?
Em alguns casos se você não alterar na configuração para utilização da opção de vídeo componente em Y/Pb/Pr a tela pode ficar rosada e esquisita... portanto faça essa alteração no sistema do Play antes de ligar na TV com este cabo.

Posso ligar a saída de vídeo do PS2 no monitor do computador?
Pode! A melhor solução para isso ainda é um VGA Box, só que é muito caro... não fiquei sabendo ainda de um cabo definitivo que resolva todos os problemas sobre ligar o PS2 direto no monitor. No meu caso eu preferi comprar uma TV 21" tela plana com vídeo componente + o cabo do investir em uma VGA Box.

Posso assistir filmes em DVD no PS2 utilizando o cabo de vídeo componente?
Eu testei aqui e não funcionou A tela fica rosada e esquisita... :\ Acredito que pelo motivo do filme estar tentando passar em 480p e não em 480i.
Vi em alguns tópicos que basta desligar algumas opções do chip... vou testar e atualizo aqui mesmo como resolve esse inconveniente.

Video componente x PAL-M, PAL-?, NTSC... tudo funciona?
Normalmente temos alguns problemas com jogos PAL rodando em nossas TVs que tem somente NTSC, ficando em preto e branco... mas com o chip de desbloqueio do PS2 em alguns casos resolve este problema, e com o cabo video componente resolve de vez. Aqui tenho o chip Libertador e nunca tive esse problema. Jogos PAL a frequência continua em 50Hz, mas isso não atrapalha em nada a jogatina... A utilização do cabo de vídeo componente resolve de vez porque o sinal das cores é separado, um cabo para cada cor, ou seja, jogos PAL vão rodar sem problemas, mas ainda continuam em 50Hz.

Todos os jogos apresentam melhoras?
Comprove você mesmo nas imagens abaixo. Como o sinal de vídeo é separado, qualquer jogo vai apresentar melhora, mesmo que mínima, seja nas cores, na tela mais "limpa"... e por ai vai...

Mesmo se a minha TV não tem progressive scan melhora a imagem?
Sim, bastante! Veja as imagens abaixo...

O que faço para ativar o progressive scan?
Nos jogos que tem essa alternativa, procura nas opções que é lá que você vai ativar.

O que interessa e impressiona mesmo são as imagens!!! Rodei diversos jogos utilizando os seguintes itens e recursos para que possamos ver as fotos aqui no Fórum:
- Tripé
- Camera Sony W5
- TV 21" tela plana Samsung Slimfit CL-21Z30 (480i)
- Cabo vídeo componente genérico
- Cabo vídeo composto original (o que acompanha o aparelho)
- Quarto escuro, fotos tiradas no modo manual, sem flash
- Paciência

Bom... vamos então ao que interessa... segue imagens abaixo, sempre na sequencia: a de cima composto e a imagem de baixo com cabo video componente.

Fight Night Round 3

God of War

Gran Turismo 4

Hitman: Blood Money

Menus do PlayStation 2

Mortal Kombat Deception

Resident Evil 4

Tekken 5

Winning Eleven 10

Se vocês gostaram disso, imagina como fica em uma TV wide e ainda com Progressive Scan!!!

Bom, então para finalizar... para que você possa tirar proveito da utilização do cabo de vídeo componente o que você precisa?
- TV com entrada para vídeo componente (se tiver progressive scan melhor ainda)
- O próprio cabo
- Ajustar a configuração do PS2 para que a imagem seja exibida corretamente (veja como acima)
- Para poder assistir filmes em DVD você precisa alterar algumas configurações do seu chip: Desativar as opções: green fix e screen fix (alguns ainda tem a opção macrovision fix, que também deve ser desativada) by "felipego". Vou colocar uma foto aqui depois de como está o meu PS2 com Libertador para poder jogar e ver filmes tranquilamente.
- Enjoy!!!

Para não ter mais tantos tópicos sobre esse assunto, recomendo incluir este na biblioteca do PS2 e que vocês indiquem este tópico em qualquer novo que surgir sobre esse assunto.

Quem tiver mais alguma dúvida, fique à vontade... faça aqui neste tópico mesmo, para que possamos responder e incluir no mini FAQ apresentado acima

Mais algumas imagens para comparação: http://www.n-planet.com.br/?view=article&article=2623

Agora tirem suas conclusões
Comentem ai...

by
leosvi
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:28   #2
Guest

is
Padrão

Boas fotos, realmente a diferença é gritante, a melhoria da nitidez e nas cores compensou o dinheiro gasto no cabo.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:31   #3
Guest

is
Padrão

Alguns games destacam melhor...........sera recurso do jogo que ajuda a melhorar??
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:40   #4
Guest

is
Padrão

Indiscutivelmente a qualidade do video componente é melhor !

Agora imaginem usando HDMI (no PS3) como seria
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:40   #5
Guest

is
Padrão

Bate até um desânimo, o cabo VC que encomendei pro GC tá aniversariando, 1 mês e ainda não chegou. :-/

Criei muito hype pra ele, ainda mais que a maioria dos jogos de GC aceita Progressive Scan.

Mas no PS2 tá sendo ótimo também, pena que demorei tanto a comprar uma TV com recursos que aproveitasse todo o potencial do console.
Citar:
Postado Originalmente por Versao
Alguns games destacam melhor...........sera recurso do jogo que ajuda a melhorar??
Depende muito da qualidade das texturas e contagem poligonal do game, há casos em que acaba ficando pior, pois assim como o VC mostra todos os detalhes do jogo acaba também chamando a atenção pra todos os defeitos, os serrilhados aparecem até em jogos com texturas poderosas como God of War.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:45   #6
Guest

is
Padrão

Comprei nesse fim de semana e a diferença dos cabos é gritante, parece outro video-game/jogo... Vale a pena os 30 reais ;P
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:46   #7
Guest

is
Padrão

Citar:
Na minha humilde opnião, acho que video componente não faz nenhum milagre, eu uso um no PS2 e cheguei a seguinte conclusão. Video componente faz com que jogos com bons graficos fiquem ainda melhores. Já jogos com graficos meia boca, não há video componente que resolva, pelo contrário, é capaz até de ele mostrar erros que voce nem tinha percebido antes. No Winning Eleven (que apesar de ser um puta jogo tem graficos fraquinhos) os serrilhados nos jogadores fica muito nitido. Em compensação em jogos de qualidade grafica como GOW ou Fatal Frame III, a qualidade de imagem é espantosa.

Essas fotos com video componente, tambem estava usando Progressive Scan???????
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:53   #8
Guest

is
Padrão

Juro q coloquei um vídeo componente na minha TV 21" q não tem Progressive Scan, e realmente achei q a imagem ficou pior. No vídeo composto ela ficava mais lisinha, na tela branca dá pra perceber bem, usando o vídeo componente dá pra perceber como se fosse umas tremidas nas cores. Não atrapalha, fica no máximo igual.

Deve ser o cabo aqui, piratão.

EDIT: Ah, esqueci de falar q soh testei no Kingdom Hearts q eh o jogo q estou jogando no momento, em outros, não....
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:56   #9
Guest

is
Padrão

Só um detalhes, as fotos mostradas não mostram a real qualidade de um jogo rodando em video componente, mas ao ver pessoalmente vcs vão perceber q a diferença de qualidade entre os dois é brutal.
Depois q vc começa a jogar com video componente, e simplesmente impensável vc querer jogar com uma qualidade inferior. No GC infelizmente eu jogo com S-Video pq até hj não consegui por as mãos em um cabo de video componente.

Quanto a diferença entre marcas diferentes, existe sim, mas com certeza é minima.
Tenho um cabo componente de PS2 de excelente qualidade, e um mais simples para Xbox, e pude notar q o cabo de PS2 tem uma qualidade um pouco melhor (para comparação ser justa, comparei ambos os cabos rodando um anime), mas a diferença de qualidade foi pequena demais.
Então quem tem uma tv com entrada de videocomponente e ta usando composto ainda, corra logo atras de um cabo pois não sabem o q tão perdendo.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:58   #10
Guest

is
Padrão

Em alguns jogos, a diferença é gritante. Parece que o jogo está rodando numa reslução maior!
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 09:59   #11
Guest

is
Padrão

Eu não entendi uma coisa.... Pro PS2 funcionar em Vídeo Componente tenho q ir ao menu e escolher Y/Pb/Pr ou RGB? Pq tem ambas, e não sei realmente qual colocar com o uso do VC.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:00   #12
Guest

is
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Wolf Boy
Eu não entendi uma coisa.... Pro PS2 funcionar em Vídeo Componente tenho q ir ao menu e escolher Y/Pb/Pr ou RGB? Pq tem ambas, e não sei realmente qual colocar com o uso do VC.
Vc tem q colocar na opção Y/Pb/Pr para funcionar.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:01   #13
Guest

is
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por tecianeli
No GC infelizmente eu jogo com S-Video pq até hj não consegui por as mãos em um cabo de video componente.
Se tiver interesse em importar a Lik-Sang e Play-Asia receberam uma nova remessa, que não deve durar muito.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:10   #14
Guest

is
Padrão

Realmente vale a pena ter um cabo video componente, existe uma melhora consideravél na imagem, caso contrário procure ter pelo menos o s-video, pois já é bem superior ao composto.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:12   #15
Guest

is
Padrão

Tenho uma Sansung 29 polegadas e uso meu PS2 em vídeo componente. Muito boa a imagem. Um dia voltei a jogar com o vídeo composto só para ver se notava a diferença. Realmente a diferença é significativa.

Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:24   #16
Guest

is
Padrão

Eu tenho o cabo e recomendo!! Mas a televisão também tem que ser boa, senão não adianda nada.

Ei, leosvi, você alterou as configurações do chip Libertador? Me disseram que ele não aceita mudança porque a rom dele não é flash. E qual a versão? De qualquer forma, posta ae depois a imagem com a sua configuração.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:29   #17
Guest

is
Padrão

O video-componente é inegavelmente melhor, por transmitir as informações dos componentes da imagem (luminância, crominância etc) em sinais separados.

Para imagens em resolução 480i um cabo componente genérico, desde que bem feito, melhora bem a qualidade da exibição. Porém, para resoluções 480p, 720p e 1080i cabos de boa qualidade, com blindagem e conectores banhados fazem a diferença.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:35   #18
Guest

is
Padrão

Citar:
No caso de recurso do jogo o que melhora mesmo é se tem Progressive Scan, e no caso específico do Gran Turismo 4 acho que é o único jogo do PS2 que roda a 1080i.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:42   #19
Guest

is
Padrão

q bosta, mudou quase nada

olha o God of War por exemplo.. ta quase igual.. uns 98%
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:43   #20
Guest

is
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Insane Metal
Indiscutivelmente a qualidade do video componente é melhor !

Agora imaginem usando HDMI (no PS3) como seria
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:44   #21
Guest

is
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Ultima Weapon
Bate até um desânimo, o cabo VC que encomendei pro GC tá aniversariando, 1 mês e ainda não chegou. :-/

Criei muito hype pra ele, ainda mais que a maioria dos jogos de GC aceita Progressive Scan.

Mas no PS2 tá sendo ótimo também, pena que demorei tanto a comprar uma TV com recursos que aproveitasse todo o potencial do console.
Citar:
Depende muito da qualidade das texturas e contagem poligonal do game, há casos em que acaba ficando pior, pois assim como o VC mostra todos os detalhes do jogo acaba também chamando a atenção pra todos os defeitos, os serrilhados aparecem até em jogos com texturas poderosas como God of War.
No caso dos serrilhados é só mecher um pouco na nitidez da TV que fica perfeito
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 10:46   #22
Guest

is
Padrão

eu ja to dicido a comprar um do cube pra mim jaz um bom tempo.. o proble a achar um a bom preço.. tem um doido querendo vender a 250 ... auahuaha..
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 11:37   #23
Guest

is
Padrão

Sinceramente, com preço q o povo quer cobrar aqui no Brasil por um cabo de video componente... com meu video composto a imagem fica bem melhor.
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 11:39   #24
Guest

is
Padrão

Preço do de ps2 nao tá absurdo... ML vende por uns 30 conto, as lojinhas por ai tbm...
Só não sei dos outros consoles... mas vejam no Mercado Livre se nao tem..
  Responder Com Citação

Velho 07/08/2006, 11:39   #25
Guest

is
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por willian.arruda
Citar:
Na minha humilde opnião, acho que video componente não faz nenhum milagre, eu uso um no PS2 e cheguei a seguinte conclusão. Video componente faz com que jogos com bons graficos fiquem ainda melhores. Já jogos com graficos meia boca, não há video componente que resolva, pelo contrário, é capaz até de ele mostrar erros que voce nem tinha percebido antes. No Winning Eleven (que apesar de ser um puta jogo tem graficos fraquinhos) os serrilhados nos jogadores fica muito nitido. Em compensação em jogos de qualidade grafica como GOW ou Fatal Frame III, a qualidade de imagem é espantosa.

Essas fotos com video componente, tambem estava usando Progressive Scan???????
Sobre a nitidez é como eu comentei acima... aqui no meu caso realmente achei uma boa diferença.
Não. A TV que eu usei para as fotos não tem Progressive Scan, ou seja, fica melhor ainda em PS.
  Responder Com Citação
Resposta

Ferramentas de Tópicos
Modos de Exibição

Regras de Postagem