Pessoal, sobre esse assunto não tem o que falar muito, mas sim mostrar imagens que comprovam se realmente vale a pena ou não a compra do cabo de vídeo componente para utilização no PlayStation 2 ou qualquer outro console.
Procurei reunir via busca no Fórum as principais dúvidas sobre este assunto, além das minhas mesmo que acabei aprendendo enquanto estava estudando a possibilidade da compra da TV e do cabo... segue perguntas e respostas: (
IMAGENS ABAIXO)
Em primeiro lugar, verifique se a sua TV possui a conexão!!!
Como verificar? Pelo manual, ou na parte onde tem as entradas de áudio e vídeo verifique se tem uma entrada como esta:

by "Eh nozes"
Perguntas e respostas:
O cabo de vídeo componente melhora mesmo a imagem?
Veja os exemplos abaixo e constate você mesmo.
Original x genérico???
Todas as imagens que vocês vão ver neste tópico foram tiradas utilizando um cabo de vídeo componente do PlayStation 2 que nem sei a marca. Ponta prata... nada de banhado a ouro... para a utilização em PS2 acredito que isso é bobagem. Muitos tópicos com esse tipo de dúvida, muitas pessoas respondem que não viram diferença em tre o original e o genérico.
Som x video componente
O sinal de áudio do PS2 é separado do vídeo, portanto você pode tranquilamente usar qualquer tipo de cabo de vídeo (composto, S-Video ou componente) e ligar o audio pelo cabo RCA normal (que tem junto nas 3 últimas opções), ou então utilizar a saída optica para ligar em um Home Theater por exemplo.
Qual é o melhor tipo de cabo?
Resposta curta e grossa, do pior ao melhor:
Video composto (RCA) < S-Video < Vídeo componente
O que é Progressive Scan?
Boa leitura! ->
http://www.fazendovideo.com.br/vtart_005.htm
Resumindo, para cada imagem gerada pelo PS2 em progressive (480p) é exibida na tela apenas uma vez a imagem, e entrelaçado (480i) são exibidas 2 telas, a primeira exibe as linhas pares e a segunda as linhas ímpares.
considerações sobre o tamanho da TV
A resolução máxima do PS2 é de 480 linhas na vertical... isso significa que, quanto maior a TV, maiores serão os pontos para montar a imagem, e quanto maior o tamanho dos pontos, mais fácil você vai perceber o serrilhado... ou seja, o mesmo jogo, em uma TV 29" com cabo de vídeo componente (sem progressive scan), em uma TV de 21" terá uma resolução melhor, a tela mais limpa
Precisa alguma configuração no Play para ativar o video componente?
Em alguns casos se você não alterar na configuração para utilização da opção de vídeo componente em Y/Pb/Pr a tela pode ficar rosada e esquisita... portanto faça essa alteração no sistema do Play antes de ligar na TV com este cabo.
Posso ligar a saída de vídeo do PS2 no monitor do computador?
Pode! A melhor solução para isso ainda é um VGA Box, só que é muito caro... não fiquei sabendo ainda de um cabo definitivo que resolva todos os problemas sobre ligar o PS2 direto no monitor. No meu caso eu preferi comprar uma TV 21" tela plana com vídeo componente + o cabo do investir em uma VGA Box.
Posso assistir filmes em DVD no PS2 utilizando o cabo de vídeo componente?
Eu testei aqui e não funcionou

A tela fica rosada e esquisita... :\ Acredito que pelo motivo do filme estar tentando passar em 480p e não em 480i.
Vi em alguns tópicos que basta desligar algumas opções do chip... vou testar e atualizo aqui mesmo como resolve esse inconveniente.
Video componente x PAL-M, PAL-?, NTSC... tudo funciona?
Normalmente temos alguns problemas com jogos PAL rodando em nossas TVs que tem somente NTSC, ficando em preto e branco... mas com o chip de desbloqueio do PS2 em alguns casos resolve este problema, e com o cabo video componente resolve de vez. Aqui tenho o chip Libertador e nunca tive esse problema. Jogos PAL a frequência continua em 50Hz, mas isso não atrapalha em nada a jogatina... A utilização do cabo de vídeo componente resolve de vez porque o sinal das cores é separado, um cabo para cada cor, ou seja, jogos PAL vão rodar sem problemas, mas ainda continuam em 50Hz.
Todos os jogos apresentam melhoras?
Comprove você mesmo nas imagens abaixo. Como o sinal de vídeo é separado, qualquer jogo vai apresentar melhora, mesmo que mínima, seja nas cores, na tela mais "limpa"... e por ai vai...
Mesmo se a minha TV não tem progressive scan melhora a imagem?
Sim, bastante! Veja as imagens abaixo...
O que faço para ativar o progressive scan?
Nos jogos que tem essa alternativa, procura nas opções que é lá que você vai ativar.
O que interessa e impressiona mesmo são as imagens!!! Rodei diversos jogos utilizando os seguintes itens e recursos para que possamos ver as fotos aqui no Fórum:
- Tripé
- Camera Sony W5
- TV 21" tela plana Samsung Slimfit CL-21Z30 (480i)
- Cabo vídeo componente genérico
- Cabo vídeo composto original (o que acompanha o aparelho)
- Quarto escuro, fotos tiradas no modo manual, sem flash
- Paciência
Bom... vamos então ao que interessa... segue imagens abaixo, sempre na sequencia: a de cima composto e a imagem de baixo com cabo video componente.
Fight Night Round 3
God of War
Gran Turismo 4
Hitman: Blood Money
Menus do PlayStation 2
Mortal Kombat Deception
Resident Evil 4
Tekken 5
Winning Eleven 10
Se vocês gostaram disso, imagina como fica em uma TV wide e ainda com Progressive Scan!!!
Bom, então para finalizar... para que você possa tirar proveito da utilização do cabo de vídeo componente o que você precisa?
- TV com entrada para vídeo componente (se tiver progressive scan melhor ainda)
- O próprio cabo
- Ajustar a configuração do PS2 para que a imagem seja exibida corretamente (veja como acima)
- Para poder assistir filmes em DVD você precisa alterar algumas configurações do seu chip: Desativar as opções: green fix e screen fix (alguns ainda tem a opção macrovision fix, que também deve ser desativada) by "felipego". Vou colocar uma foto aqui depois de como está o meu PS2 com Libertador para poder jogar e ver filmes tranquilamente.
- Enjoy!!!
Para não ter mais tantos tópicos sobre esse assunto, recomendo incluir este na biblioteca do PS2 e que vocês indiquem este tópico em qualquer novo que surgir sobre esse assunto.
Quem tiver mais alguma dúvida, fique à vontade... faça aqui neste tópico mesmo, para que possamos responder e incluir no mini FAQ apresentado acima
Mais algumas imagens para comparação:
http://www.n-planet.com.br/?view=article&article=2623
Agora tirem suas conclusões

Comentem ai...
by
leosvi