Voltar   Forum Outer Space - O único com Emotikongs > Jogos > Retrospace

Resposta

Ferramentas de Tópicos Modos de Exibição

Alex Kidd
Velho 14/09/2006, 16:46   #1
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Data Ingresso: Jun 2003
Smile Alex Kidd

Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

Na era dos 8 bits Mario estava para a Nintendo assim como Alex Kidd estava para a Sega. Alex Kidd foi o primeiro mascote da Sega. Na geração seguinte surgiria o Sonic que acabou com o reinado do jovem Alex na Sega, mas esta história já foi contada.

O garotinho orelhudo chegou ao Brasil no final de 1989 na primeira leva de games que a Tec Toy lançou junto com o Master System. O título escolhido não poderia ter sido melhor: o clássico eterno "Alex Kidd in Miracle World". Depois de Miracle World mais 3 jogos para o Master System e 1 para o Mega Drive foram lançados no Brasil.

Felizmente tive a oportunidade de jogar todos eles ainda nos respectivos consoles. Os jogos são bem dinstintos entre si, com exceção de "Miracle World" e "Enchanted Castle" que se assemelham no enredo e modo de jogar.

Abaixo falo brevemente sobre cada um dos jogos do Alex Kidd. O ano entre parêntesis é o ano original de lançamento.

Alex Kidd in Miracle World (1986)

O primeiro jogo de Alex Kidd para o Master System é o melhor de todos. É um jogo de plataforma muito bom aonde nosso herói tem que atravessar 11 mundos diferentes para libertar o reino de Radaxian do vilão Janken. Alex pula, nada, dá porrada, anda de motocicleta, de peticóptero e até flutua ! No final de algumas fases tem que enfrentar inimigos em uma partida de Jankenpô - o jogo da pedra-papel-tesoura.

Os gráficos e a trilha sonora eram surpreendentemente bons para a época em que este jogo foi lançado.
A Sega prometeu relançar este clássico para o Playstation 2 como parte do seu pacote Sega Ages, mas como os jogos desta série raramente chegam por aqui, não tenho certeza se chegou a ser lançado no Japão.

Alex Kidd BMX Trial (1987)

Paddle Controller

Este jogo é bem diferente de "Miracle World" e só foi lançado no Japão. É para ser jogado com o paddle controller lançado pela Sega (ver foto acima). Que eu saiba este controle não chegou a ser lançado pela Tec Toy, o que explica a ausência deste jogo no Brasil. No jogo você guia uma bicicleta através de diversos percursos, evitando obstáculos e procurando terminar no menor tempo possível.

Alex Kidd - The Lost Stars (1986/1988)

- Arcade:
- Master:

Este é o único jogo do Alex Kidd que também foi lançado nos fliperamas. A versão para os arcades foi lançada em 1986 e convertida para o Master System em 1988. O jogo é basicamente o mesmo, mas a versão para arcades pode ser jogada por duas pessoas simultaneamente.

Em "Lost Stars" Alex tem que recuperar as estrelas da constelação de Áries, que foram roubadas pelo vilão Jigaratt, em 14 fases do jogo.
É um típico jogo de plataforma bem mais óbvio do que "Miracle World", onde as fases eram bem diferentes entre si, mas não deixa de ser divertido e com gráficos muito bons para o padrão do Master System e melhores ainda na versão arcade.

Alex Kidd in High Tech World (1989)

High Tech World é o jogo mais bizarro e mais incompreendido da série. Originalmente não era para ser um jogo de Alex Kidd e sim baseado em um anime da época, mas a SEGA transformou o cartucho em um jogo do seu mascote aproveitando-se da maior popularidade dele. Divide opiniões. Tem gente que adora e muitos que odeiam.

O jogo mistura fases no estilo adventure, aonde você tem que conversar com personagens e resolver quebra-cabeças, com fases de ação. Algumas fases são frustrantes, onde basta dar uma resposta errada ou tomar um soco para você morrer. O objetivo do jogo é achar os 8 pedaços perdidos de um mapa para levar Alex a um fliperama. É o único jogo da série que contém senhas que permitem a você continuar o jogo do ponto aonde parou.
Alex Kidd in Enchanted Castle (1989)

O primeiro e único jogo do Alex Kidd para o Mega Drive foi "Alex Kidd in Enchanted Castle". Este foi o único jogo da série que não foi lançado para o Master System. A SEGA esperava com este jogo obter o mesmo sucesso que "Miracle World" teve quando o Master System foi lançado, mas fracassou.

O jogo é bem parecido com "Miracle World", com lojinhas para adquirir artefatos que auxiliarão Alex em sua jornada, castelos e o famigerado jogo da pedra-papel-tesoura. No entanto, o jogo é muito fácil se comparado ao clássico do Master System.

Curiosidade: na versão japonesa do jogo, quando Alex Kidd perdia uma partida de jonkenpô ele ficava pelado. Já na versão americana o strip-tease de Alex foi trocado por um peso caindo em sua cabeça.

Alex Kidd in Shinobi World (1990)

Shinobi World foi lançado para o Master System já em pleno reinado do Mega Drive. Foi o último jogo produzido pela SEGA para o seu mascote (o ano seguinte veria o surgimento de Sonic). É uma mistura dos jogos anteriores de plataforma do Alex com o Shinobi. É para mim o mais fraco da série.
A jogabilidade é bem ruinzinha e percebe-se alguns bugs durante o jogo. Você pode se transformar em tornado e em bola de fogo como parte de seus poderes ninja.

Para quem quiser relembrar ou conhecer mais sobre o Alex Kidd eu recomendo fortemente o link abaixo, que também serviu como referência para este tópico:
http://www.classicgaming.com/reviews/alexkidd/alexkidd.htm

Fico devendo um link decente e sem frescuras para a musiquinha do "Alex Kidd in Miracle World".
Se alguém tiver um link para baixá-la em formato popular (mp3, mid ou wma) é só informar que eu agrego ao tópico.......
..... Taí o link para o tema de Alex Kidd in Miracle World em formato MP3:

http://rapidshare.de/files/33099052/alexkidd-miracleworld.mp3.html

Última edição por Grandpa : 08/11/2006 às 11:28.
  Responder Com Citação

Velho 14/09/2006, 16:50   #2
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Padrão

Como já havia anunciado no Retroindex, aos poucos vou repostar os meus tópicos que estavam lá.
O conteúdo é exatamente o mesmo do tópico original. As mudanças foram só estéticas e no link para o tema do Alex Kidd, pois tive que fazer novo upload para o Rapidshare porque o link antigo já tinha caducado.
Fiquem a vontade para (re)comentar o tópico.

OBS: O tópico original foi postado em 01 de dezembro de 2005.

Última edição por Grandpa : 14/09/2006 às 16:52.
  Responder Com Citação

Velho 14/09/2006, 19:23   #3
007ex
Ser evoluído

007ex is Offline
Data Ingresso: Mar 2006
Padrão

Alex kidd in miracle world foi o jogo mais marcante pra mim. Lá em casa até meu pai jogou. Muito massa o que os desenvolvedores faziam com 1mb de memória !!!!!!

O High-tech world era legalzim....mas fazer uma coisinha errada já dava game over direto

O shinobi world eu tmbm gostava pacas ( acho q eu não ligava pra gráfico, nem sei s ligo).

Ótima retrospectiva

Now on Xbox
UnleashX 120GB HDD
  Responder Com Citação

Velho 14/09/2006, 20:10   #4
More One User
Ser evoluído

More One User is Offline
Padrão

Meu primeiro videogame foi o Master, meu primeiro jogo o Alex Kidd in the Miracle World.

Maldita Sega que o esqueceu,, não que o sonic seja ruim, mas...

Seria uma excelente hora para revivê-lo, imagino como serie ele e o Sonic no Smash Bros do Wii.
  Responder Com Citação

Velho 14/09/2006, 21:43   #5
edineilopes
Ser evoluído

edineilopes is Offline
Data Ingresso: Mar 2002
Mandar mensagem por MSN a edineilopes
Padrão

Também não entendo por que a Sega deixou Alex kidd de lado.

Lembro que alguns felizardos tinham Alex kidd na memória
do Master System. O meu videogame tinha o Hang On e um
joguinho para a pistola.

Alex kidd só podia jogar se alugasse.

Última edição por edineilopes : 14/09/2006 às 21:46.
  Responder Com Citação

Velho 14/09/2006, 22:32   #6
007ex
Ser evoluído

007ex is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por edineilopes Ver Post

joguinho para a pistola.

O meu Master tinha Alex Kidd na memória .
Master tmbm foi meu primeiro video game. Na época passava propagandas massa da Tec Toy sobre o Alex Kidd na TV

Now on Xbox
UnleashX 120GB HDD
  Responder Com Citação

Velho 15/09/2006, 10:55   #7
Metal God
Supra-sumo

Metal God is Offline
Data Ingresso: Jul 2002
Mandar mensagem por ICQ a Metal God Mandar mensagem por MSN a Metal God
Padrão

Citar:

joguinho para a pistola.

Quando eu comprei o meu Master System II, o Alex Kidd in Miracle World veio na memória. Inesquecível esse jogo. Acho que fechei ele umas 30 vezes. Só parei de jogar quando vendi o Master e comprei um Mega, que veio com o cartucho Sonic 1.
  Responder Com Citação

Velho 15/09/2006, 14:08   #8
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Padrão

Citar:

joguinho para a pistola.

É que o seu Master System foi o primeiro lançado pela Tec Toy. O meu também era esse com Hang-On e Safari Hunt. Ainda tinha aquele jogo do labirinto escondido. O Master System II é que já vinha com Alex Kidd na memória.
Alex Kidd in Miracle World foi o primeiro jogo que comprei para o console e foi por causa dele que decidi ter um Master System ao invés do rival Phantom System (leia-se NES).
  Responder Com Citação

Velho 18/09/2006, 22:06   #9
SniperT
Supra-sumo

SniperT is Offline
Data Ingresso: Nov 2002
Padrão

Alex Kidd in Miracle World é o melhor sem dúvida. Fui "obrigado" a fechá-lo até no emulador a algum tempo atras.

Não conhecia:
-Alex Kidd BMX Trial
-Alex Kidd - The Lost Stars

Um pena Alex Kidd ter sido esquecido pela SEGA.
  Responder Com Citação

Velho 19/09/2006, 10:42   #10
willian.arruda
Supra-sumo

willian.arruda is Offline
Data Ingresso: Dec 2005
Padrão

Joguei todos os AlexKidd de master (menos o da bicicleta), era muito fã dos jogos dele. Miracle World é incomparavel e Shinobi World era muito louco, os outros 2 eram mais fraquinhos, mais Alex Kidd é um classico eterno.
  Responder Com Citação

Velho 19/09/2006, 11:09   #11
Rodrigocfb
Ser evoluído

Rodrigocfb is Offline
Data Ingresso: May 2002
Mandar mensagem por MSN a Rodrigocfb
Padrão

Joguei todos no Master... Ê bons tempos...

Mas discordo do Shinobi World, esse eu tinha e gostava. Acho ele mais legal que Lost Stars e High-Tech World, só perdendo, claro, do Miracle World.

O de BMX vim conhecer agora a pouco através de emulador.

Ótimo tópico!
  Responder Com Citação

Velho 19/09/2006, 14:00   #12
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Rodrigocfb Ver Post
Joguei todos no Master... Ê bons tempos...

Mas discordo do Shinobi World, esse eu tinha e gostava. Acho ele mais legal que Lost Stars e High-Tech World, só perdendo, claro, do Miracle World.

O de BMX vim conhecer agora a pouco através de emulador.

Ótimo tópico!
Não é só você não. Quando eu postei este tópico originalmente teve muita gente dizendo que gosta do Alex Kidd Shinobi World. Eu acho que sou um dos poucos que não gostei muito do jogo.
O BMX Trial é o único que ainda não joguei. Todos os outros eu tive o cartucho.
  Responder Com Citação

Alex Kidd detonava...
Velho 19/09/2006, 15:31   #13
UNABOMBER
Ser evoluído

UNABOMBER is Offline
Data Ingresso: Aug 2006
Talking Alex Kidd detonava...

Massa, Grandpa. :)

Alex Kidd é uma das poucas franquias que realmente gostei e comprei os cartuchos (no caso, as 3 versões de plataforma do Master: Miracle World (o melhor mesmo), Lost Stars (bem legal) e o Shinobi World (que era zoado, mas também achava massa por ser fã de Shinobi e ter zerado o game do ninja antes... Acabava rindo das "referências" do jogo... )).

Já o BMX eu nunca joguei, enquanto o Enchanted Castle eu vi na casa de uma amigo e, infelizmente, achei uma desgraça... Muito tosco (principalmente vindo de uma plataforma bem mais forte como era o Mega Drive). Uma pena...

Muita gente diz que Alex Kidd era um personagem simples e talz, principalmente depois do surgimento do Sonic. Nesse ponto eu até concordo. Sonic tinha mesmo mais carisma e era bem mais "cool" que o nanico cabeçudo. No entanto, acho que a Sega tomou uma atitude muito radical ao simplesmente "engavetá-lo" para todo o sempre... Vai entender.

Mas hoje, infelizmente, eu nem fico mais surpreso com coisas desse tipo. Afinal de contas, não apenas Alex Kidd foi jogado no limbo, mas outras boas séries antigas também: Killer Instinct (pela Nintendo, após a venda da Rare), Parasite Eve (pela SquareEnix, depois que a mesma elegeu Kingdom Hearts como sua nova franquia no PS2...) e muitos, mas muitos outros... É uma pena, pois acho que ainda existe potencial nesses personagens.

O jeito é ligar o Master, ou o emulador, e dar uma jogadinha de Jakenpo de novo... .

Valeu, Grandpa. Mais um tópico pro Retroindex! []

Última edição por UNABOMBER : 19/09/2006 às 15:35.
  Responder Com Citação

Velho 19/09/2006, 15:40   #14
edineilopes
Ser evoluído

edineilopes is Offline
Padrão

Entre personagens marcantes e especiais que foram "abandonados", que rederiam ótimos games hoje, acrescentaria na lista o "Yo noid" , "Battletoads", "Astal" e "Nights". Sobretudo Nights, pelo que representou pro Saturn.
  Responder Com Citação

Lástima
Velho 21/09/2006, 16:55   #15
UNABOMBER
Ser evoluído

UNABOMBER is Offline
Unhappy Lástima

Citar:

joguinho para a pistola.

Se não me engano, edinei, o Alex Kidd vinha na memória do SMS II.
Como o seu veio com Hang On, suponho que seja igual o meu, ou seja,
o SMS I...

Era uma lástima mesmo...

Velho 21/09/2006, 17:31   #16
Metal God
Supra-sumo

Metal God is Offline
Data Ingresso: Jul 2002
Mandar mensagem por ICQ a Metal God Mandar mensagem por MSN a Metal God
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por UNABOMBER Ver Post
Se não me engano, edinei, o Alex Kidd vinha na memória do SMS II.
Como o seu veio com Hang On, suponho que seja igual o meu, ou seja,
o SMS I...

Era uma lástima mesmo...
O Alex Kidd vinha na memória do Master System II. Eu tinha um Master desse modelo.
  Responder Com Citação

Velho 21/09/2006, 19:47   #17
edineilopes
Ser evoluído

edineilopes is Offline
Padrão

É isso aí. Muita sorte desse povo com Master 2. Os dois joguinhos nem são tão ruins (gosto bastante de Hang On), mas não dá pra comparar com Alex Kid.

O pior é que nunca nem vi o terceiro jogo secreto também.
  Responder Com Citação

Velho 21/09/2006, 20:30   #18
_CMZ_
Monstro do pântano

_CMZ_ is Offline
Data Ingresso: Apr 2006
Padrão

esse joguinhu era foda, mas nunca consegui passar do castelo, tenhu meu master system com ele na memoria ate hj, mas nao consigo passar nem da primeira fase, sei lá quando se fica velho parece q vc melhora em alguns jogos e piora em outros, uma pena adora esse joguinhu

ae pra galera q quiser baixar ta aew o link, http://p.download.uol.com.br/flipera...s/alexkidd.zip

Velho 21/09/2006, 23:52   #19
UNABOMBER
Ser evoluído

UNABOMBER is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por _CMZ_ Ver Post
... ae pra galera q quiser baixar ta aew o link, ....
Putz, cara....

Que massa esse jogo. Por acaso foi feito por algum fã, não é?

Bem legal (e ainda funciona com joystick)! []

Valeu...

Última edição por UNABOMBER : 22/09/2006 às 00:05.
  Responder Com Citação

Velho 22/09/2006, 00:48   #20
B - Mark
Ser evoluído

B - Mark is Offline
Padrão

Alex Kidd in Miracle World foi o jogo do Master System que mais joguei.
Tenho o cartucho até hoje.

Meus jogos favoritos do Alex Kidd são estes:
- Alex Kidd in Miracle World ( Master System )
- Alex Kidd in Shinobi World ( Master System )
- Alex Kidd in the Enchanted Castle ( Mega Drive )

A Tec Toy fabrica até hoje o Master System e o Mega Drive, desta vez com vários jogos na memória e Alex Kidd marca presença nos dois consoles.

No Master System tem:
- Alex Kidd in Miracle World
- Alex Kidd the Lost Stars
- Alex Kidd High Tech World
- Alex Kidd in Shinobi World

E no Mega Drive com Alex Kidd in the Enchanted Castle, seu único jogo para o console de 16 Bits da Sega.

Além disso Alex Kidd in the Enchanted Castle do Mega Drive vai estar presente na coletânea de jogos do Mega Drive para PS2 e PSP.

Para terminar aqui vão links para artigos sobre o Alex Kidd; ambos em Inglês.

Artigo do site Hardcore Gaming 101
http://hg101.classicgaming.gamespy.c...d/alexkidd.htm

Artigo do site Sega-16 intitulado “Missing Mascots: Alex Kidd”
http://www.sega-16.com/Missing%20Mas...lex%20Kidd.php

Neste artigo do site Sega-16 também é mostrado um fan-art do Alex Kidd feito por um desenhista conhecido como Sarumaru que mostra como seria o visual do personagem se ele voltasse hoje.

Além disso 2006 é o ano em que Alex Kidd vai completar 20 anos.

A data deste acontecimento será no dia 1º de Novembro, quando Alex Kidd in Miracle World, o 1º jogo do personagem foi lançado no Japão.

Acho que um presente bom para comemorar esta data seria lançar um jogo do Alex Kidd para o Nintendo DS.

B - Mark´s Game House

Fotos da minha coleção ( Última atualização: 23 / 11 / 2007 )

B - Mark IGN Game List

Minha lista de games no IGN
  Responder Com Citação

Velho 22/09/2006, 09:53   #21
Sunset Kid
Monstro do pântano

Sunset Kid is Offline
Data Ingresso: Feb 2005
Mandar mensagem por MSN a Sunset Kid
Padrão

Só tirando uma dúvida sobre High Tech World: esse jogo na verdade é a versão export (lançada no Ocidente) de um jogo japonês chamado Anmitsu Hime (baseado no anime homônimo). É o mesmo que fizeram com Wonder Boy, ao "converterem-no" em Turma da Mônica.

Velho 22/09/2006, 12:45   #22
ME110
Ser evoluído

ME110 is Offline
Data Ingresso: Nov 2005
Padrão

Lembro que um amigo tinha o master system com o Alex Kid Miracle World....era muito bom na época.
Quem sabe eu na arrume para jogar um dia desses.
Abraço a todos!!!

Velho 27/12/2006, 18:07   #23
Easton
Ser evoluído

Easton is Offline
Data Ingresso: Jan 2006
Padrão

miracle world rula!!! a familia inteira jogava!!!!! foi meu primeiro jogo!!!!! gostava muitu!!!!!!!at´h hj lembro de um macete ki eu descobri!!! um clássico eterno ao ²

Velho 08/01/2007, 16:26   #24
cosmo kramer
Banned
Bio-degradável

cosmo kramer is Offline
Data Ingresso: Jan 2007
Padrão

Clássico injustamente esquecido pela Sega.....
Quem sabe um dia ele saia como remake, mas, como alguns dizem, se for mexer pra cagar, deixa como está...
  Responder Com Citação
Resposta

Ferramentas de Tópicos
Modos de Exibição

Regras de Postagem