Voltar   Forum Outer Space - O único com Emotikongs > Jogos > Retrospace

Resposta

Ferramentas de Tópicos Modos de Exibição

Game Genie
Velho 15/09/2006, 15:36   #1
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Data Ingresso: Jun 2003
Padrão Game Genie

Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

Criei este tópico para relembrar o Game Genie, um acessório que fazia muito sucesso na época de ouro do Mega Drive e Super Nintendo.

Caixa do Game Genie para NES, o primeiro a ser lançado

O Game Genie foi desenvolvido pela empresa britânica Codemasters e lançado em 1990. A versão para Mega Drive chegou a ser lançada oficialmente no Brasil pela Tec Toy e a versão para NES foi lançada pela CCE (contribuição feita pelo usuário Kosher-X). Vinha com um manual super detalhado com códigos para vários jogos, inclusive explicando como o usuário poderia gerar os seus próprios códigos.

Cada console suportado tinha uma versão diferente do Game Genie, ou seja, o cartucho do Game Genie para Mega Drive não funcionava no Super Nintendo. O mesmo vale para os códigos digitados.

Game Genie para SNES

A Nintendo era contra o Game Genie e fez de tudo para proibir a comercialização do mesmo, mas não adiantou. Ela produziu até alguns jogos que intencionalmente travavam se utilizados com o Game Genie.

A seguir tem um "pergunte ao vovô" para quem não conhece ou conhece pouco sobre esse acessório brilhante.

O que é o Game Genie ?

O Game Genie é um cartucho especial que se encaixa na entrada de jogos do console e sobre ele deve-se encaixar o cartucho do jogo propriamente dito. Possui um interruptor no próprio cartucho para ligá-lo ou desligá-lo. Quando desligado o jogo funciona como se o Game Genie não existisse.

Para que serve o Game Genie ?

A função principal do Game Genie é tornar os jogos mais fáceis, para que os jogadores possam desfrutar mais de jogos que ao contrário já teriam abandonado. No entanto, é possível fazer várias outras coisas com este acessório, como mudar a cor de determinado personagem e até aumentar a dificuldade do jogo. Tem umas coisas bem malucas que dá para fazer com o Game Genie.

Alguns exemplos que extraí do manual do Game Genie para Mega Drive:

- Sempre vencer no jogo do jan-ken-po no Alex Kidd
- Se transformar em Altered Beast pegando só uma "spirit ball"
- Fazer o helicóptero consumir menos combustível no Desert Strike
- Começar com 99 vidas no Kid Chameleon
- Pipoca infinita no Quackshot
- Iniciar só com uma vida no Sonic
- Poder chamar a polícia inúmeras vezes no Streets of Rage
- Campeonato Mundial só com uma corrida no Super Mônaco GP
- Mapa todo revelado no Toe Jam & Earl

O Game Genie não é o único acessório com esta função. O Action Replay e o Game Shark também fazem a mesma coisa.

Como funciona ?

Através de códigos, que são digitados na tela que aparece quando se liga o Game Genie, é possível alterar temporariamente a ROM do jogo permitindo que se aumente o número de vidas, comece o jogo de determinada fase ou dar invencibilidade ao jogador, por exemplo. Para alguns jogos é necessário digitar um código mestre antes de se digitar o código da alteração que se quer efetivamente fazer no jogo.
Tela do Game Genie para o Nintendinho
Tela do Game Genie para o Mega Drive

Aonde posso arrumar esses códigos ?

A principal fonte era o próprio site do Game Genie, mas este foi desativado há algum tempo. No entanto, não é difícil achar esses códigos na internet. Cada código tem uma função específica e mais de um código pode ser digitado antes de se iniciar o jogo (no caso do Mega Drive até 5 códigos). Vale lembrar que códigos de Action Replay e Gameshark não funcionam no Game Genie.

Atenção: o site http://www.gamegenie.com/, apesar do nome, não é do Game Genie. É um site genérico de cheats para vários games. Tem inclusive bastante códigos de Game Genie para diversos sistemas.

Quais consoles aceitam o Game Genie ?

NES, SNES, Mega Drive, Game Boy e Game Gear.

Já vi ser usado também com restrições no Master System, SEGA-32X e Game Boy Advance, devido a compatibilidade desses videogames com o Game Gear, Mega Drive e Game Boy respectivamente. Normalmente com a ajuda de algum acessório.

Game Boy
Game Gear
Nes

E os emuladores ? Códigos de Game Genie funcionam em emuladores ?

Há vários emuladores que têm telas específicas para se digitar os códigos de Game Genie, como Gens (Mega Drive), SNES9X e ZSNES (Super Nintendo), JNes e VirtuaNes (Nintendinho) e vários outros.

Contribuição do Megaman Zero:
Agora sobre os Emus de nes, o FCUltra também tem gamegenie, que por sinal emula com perfeição a tela dele! Só agora é que eu percebi que a tela do FCultra é na verdade a tela do Game Genie original!

Graças ao surgimento desses emuladores aumentou a procura por códigos de Game Genie e muita gente, que não teve oportunidade de ter o aparelho ou até desconhecia a existência dele, pode experimentar seus efeitos através da emulação.

O Game Genie pode travar o meu jogo ?

Normalmente não. Já liguei e desliguei o Game Genie durante um jogo sem maiores problemas, mas há vários relatos de pessoas que conseguiram congelar um jogo e tiveram que reiniciar o console. O próprio manual do Game Genie alerta que isso pode eventualmente ocorrer. É mais comum para códigos não oficiais criados pelo próprio usuário.

Contribuição do tecianeli:
Existem alguns jogos da Nintendo q foram intencionalmente feitos para travarem se utilizados o Game Genie. Final Fantasy 3 (6J) é um exemplo. Esta era uma forma q a Nintendo tentou utilizar para inultilmente barra o Geme Genie.

Como faço para criar um código novo para o Game Genie ?

O processo é mais de tentativa e erro até achar um código que faça alguma modificação interessante no jogo. O mais fácil é criar um novo código alterando parte de um código já conhecido. O manual do produto explica detalhadamente como fazer isso. Também já vi geradores automáticos de códigos para Game Genie na internet, mas nunca testei nenhum deles.

Links interessantes:

Site oficial do Game Genie (apesar de já ter acabado existe uma cópia arquivada de parte dele):

http://web.archive.org/web/19961105032729/galoob.com/Genietop.html

O Grande Livro de Códigos de Game Genie para Mega Drive:

Este manual é excelente. Contém o manual original do Mega Drive, mais uma cacetada de códigos para jogos e ainda algumas dicas. Foi compilado pelo pessoal do Genesis Project, que ainda é um dos melhores sites sobre o Mega Drive. Infelizmente não encontrei algo semelhante para o Super Nintendo.

http://www.genesisproject-online.com/bbggc/GenieManual.html

UGGCONV (conversor de códigos de Game Genie entre os diversos consoles):

Como citei no início do tópico, os códigos feitos para um console não funcionam no outro, mas este utilitário promete converter o código de um sistema para o outro de forma que funcione. Não cheguei a testar, mas os malucos decriptaram o acessório para cada console e através de tabelas de conversão bolaram o utilitário. Serve também para quem quiser conhecer mais a fundo como o Game Genie funciona. O manual é bem interessante. É gratuito e tem versões para Windows e Linux.

Software: http://www.wyrmcorp.com/software/index.shtml
Manual: http://www.wyrmcorp.com/software/uggconv/uggconv.shtml

Última edição por Grandpa : 07/06/2010 às 22:41. Razão: Retirei um link quebrado e repostei duas imagens
  Responder Com Citação

Velho 15/09/2006, 15:44   #2
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Padrão

Como já havia anunciado, aos poucos estou repostando os meus tópicos que estavam no antigo Retroindex.
O conteúdo é quase o mesmo do tópico original. Apenas acrescentei e creditei as contribuições dos usuários Kosher-x, Megaman Zero e tecianeli, que estavam em posts do antigo tópico. As demais mudanças foram só estéticas.

OBS: O tópico original foi postado em 23 de junho de 2006.
  Responder Com Citação

Velho 16/09/2006, 17:02   #3
Ponfick
Supra-sumo

Ponfick is Online
Data Ingresso: Sep 2006
Mandar mensagem por MSN a Ponfick
Padrão

Po muinto massa esse topico.
Ta de parabens cara.
  Responder Com Citação

Velho 01/02/2007, 15:56   #4
SauloB
Bio-degradável

SauloB is Offline
Data Ingresso: Aug 2002
Padrão

Eu tinha o do MegaDrive e do SNES, putz... era otimo, adorava. Não lembrava da telinha com a espadinha do Mega, que saudade :)
  Responder Com Citação

Velho 01/02/2007, 16:51   #5
Kosher-X
Monstro do pântano

Kosher-X is Offline
Data Ingresso: Apr 2006
Mandar mensagem por ICQ a Kosher-X Mandar mensagem por MSN a Kosher-X
Padrão

Eu tinha o do NES, aliás ainda tenho em algum canto, vou procurar.
Era ótimo para jogos alugados que não tinha jeito de terminar em poucos dias, como Heavy Barrel. Nunca consegui chegar ao final nesse jogo sem trapacear.

Eu queria o do SNES quando eu achei um em uma loja da região onde eu morava na época, mas era muito caro e na época não pude comprar. Pena.

E não é "Active Replay", e sim "Action Replay". Desculpe por ser chato e detalhista.
"O brasileiro é um povo com os 2 pés no chão. E as 2 mãos também" (Ivan Lessa)

Última edição por Kosher-X : 01/02/2007 às 16:55.
  Responder Com Citação

Velho 01/02/2007, 17:05   #6
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Kosher-X Ver Post
E não é "Active Replay", e sim "Action Replay". Desculpe por ser chato e detalhista.
Êta cara chato

Que nada, forum é pra isso mesmo. Ainda bem que consegui editar esse tópico e fazer a correção.
Pior que tem vários lugares que se referem a esse acessório como "Active Replay" mesmo. Já estive em um site que tinha códigos para Game Genie e .... Active Replay Mas o correto é Action Replay como você frisou. Valeu pela correção.
  Responder Com Citação

Velho 01/02/2007, 19:47   #7
-=[The Funto]=-
Supra-sumo

-=[The Funto]=- is Offline
Data Ingresso: Dec 2006
Mandar mensagem por ICQ a -=[The Funto]=- Mandar mensagem por AIM a -=[The Funto]=- Mandar mensagem por MSN a -=[The Funto]=- Mandar mensagem por Yahoo a -=[The Funto]=- Mandar mensagem por Skype™ a -=[The Funto]=-
Padrão

Esse aih eh o pai do Game Shark, então XD
Jah conhecia, mas nunca cheguei a ver um "ao vivo"
Última edição por THE_PLAYER : Hoje às 01:16.
  Responder Com Citação

Velho 02/02/2007, 23:01   #8
Pimenta de Macaco
Ser evoluído

Pimenta de Macaco is Offline
Data Ingresso: Sep 2002
Mandar mensagem por MSN a Pimenta de Macaco
Padrão

Não me recordo muito bem, mas... Não foi o Game Genie que a Nintendo implicou pra car$&*& com a alegação que "tirava a graça dos jogos"? Teve briga na justiça e tudo mais, não foi?
  Responder Com Citação

Velho 05/02/2007, 11:11   #9
Grandpa
Ser evoluído

Grandpa is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Pimenta de Macaco Ver Post
Não me recordo muito bem, mas... Não foi o Game Genie que a Nintendo implicou pra car$&*& com a alegação que "tirava a graça dos jogos"? Teve briga na justiça e tudo mais, não foi?
Foi sim. A Nintendo quis proibir o Game Genie para NES.
  Responder Com Citação

Velho 05/02/2007, 11:40   #10
Trezoitao38
Ser evoluído

Trezoitao38 is Offline
Data Ingresso: May 2006
Localização: Goiânia, muito embora queria morar em Indianapolis ou Taguatinga-DF
Padrão

Burrada da Nintendo, cada um faz o que quer e o Game Genie não impedia nas vendas dos jogos e do console, talvez até melhorava essas vendas, pois certas pessoas nunca comprariam um R-Type ou algo do tipo sem o Game Genie.

Esse negócio de fazer os códigos eu nunca entendi, já tentei algumas vezes no snes, mas sem sucesso. Mesmo assim estou feliz da vida, acho desnecessário.
http://www.last.fm/user/trezoitao38
http://trezoitao38.blogspot.com
  Responder Com Citação

Velho 05/02/2007, 14:28   #11
Pablo Rozados
Monstro do pântano

Pablo Rozados is Offline
Data Ingresso: Mar 2002
Padrão

Aconselho aos jogadores de consoles reais: Game Genie fode teu NES.
Não é frescura não, pergunte para qualquer um que teve um Game Genie e um NES. A "bitola" dele é mais larga o que deixava o conector com folga. Qdo tu ia jogar sem ele, depois de algum tempo, dava mal contato nos cartuchos. =/

Os interessados pode procurar no mercado livre algumas das versões de famiclone que já vem com o game genie interno. Prático e funciona muito bem. Eu tenho um Genie Com e rola tudo na tranquilidade. =)
  Responder Com Citação

Velho 05/02/2007, 15:52   #12
sobral gamer
Banned
Monstro do pântano

sobral gamer is Offline
Data Ingresso: Jan 2007
Padrão

Cartuchinho de cheats esperto esse, pena que nunca tive um =/////
  Responder Com Citação

Velho 05/02/2007, 18:41   #13
serfepro
Supra-sumo

serfepro is Offline
Data Ingresso: Dec 2005
Mandar mensagem por MSN a serfepro
Padrão

Nunca fui adepto à esse tipo de produto que facilita a vida do jogador.
  Responder Com Citação

Velho 05/02/2007, 19:16   #14
edineilopes
Ser evoluído

edineilopes is Offline
Mandar mensagem por MSN a edineilopes
Padrão

Ué? Como não vi esse tópico antes?
Parabéns, Grandpa!

--------------------------------------------------------------------

Há muito tempo, eu tinha um certo preconceito com esses esquemas de terminar jogo usando truques. Só fui usar um similar (action replay) no Playstation. No final, jogos que abandonaria sem terminar, com truques ficaram mais amigáveis e pude me divertir mais.

O duro é que essas facilidades acostumam mal o jogador. Hoje, por exemplo, não sei como terminaria alguns games sem os benditos saves dos emuladores e memory cards dos videogames.

Antigamente os jogos eram muito implacáveis.

Última edição por edineilopes : 05/02/2007 às 20:05.
  Responder Com Citação

Velho 05/02/2007, 19:35   #15
Pablo Rozados
Monstro do pântano

Pablo Rozados is Offline
Padrão

Eu não tenho nada contra game genie, action replay, game tubarão ou qualquer outra forma de cheat.
Acho que quem usa e se diverte bom proveito, quem prefere não usar e se diverte igual, amém.
O importante é a diversão, correto?
Afinal não é porque tu e teus amigos que todo o final de semana vão jogar futebol num campo de areião duro, de 10 metros com 4 pra cada lado que não é futebol. =)
  Responder Com Citação

Velho 04/10/2008, 16:36   #16
Lemão Games
Larva

Lemão Games is Offline
Data Ingresso: Sep 2008
Padrão

Interessantíssimo este post Grandpa... e obrigado pelo link do livro de códigos de Game Genie para o Mega Drive, show!

Abraços!
Resposta

Ferramentas de Tópicos
Modos de Exibição

Regras de Postagem